Lufthansa
A Lufthansa inaugurou uma nova sede da cia aérea no Brasil. O desafio foi pensar um escritório versátil, com divisão entre espaços fechados e open space e que, principalmente, resolvesse a questão de aproveitamento do espaço. Para isso, optou pela Marelli como fornecedora do mobiliário.Para o sucesso do projeto, a equipe da AFGR Arquitettos, pensou em cinco pilares: setorização, uso de open space, espaços flexíveis, aproveitamento da volumetria e uso de materiais com linguagem industrial.
A setorização dos espaços foi fundamental, pois ajudou a definir onde utilizariam o conceito open space e onde seriam os espaços mais fechados. O projeto unificou toda a laje, dividindo o escritório pela recepção e hall de elevadores. Além disso, definiu-se as áreas financeiro, administrativa e de recursos humanos ao lado esquerdo da planta. Nesse caso, não se trabalhou com o conceito aberto, pois não era o perfil dos colaboradores. O Open space ficou reservado para a equipe de Marketing, alocada entre as salas dos dois gerentes.
Por fim, aproveitou-se toda a volumetria do ambiente, criando o conceito a partir de uma linguagem industrial, com instalações à mostra, áreas sem forro, uso de chapas metálicas, concreto e materiais em estado bruto.